Vulcão Arenal
28 de agosto de 2023

COSTA RICA, O BÁSICO PARA SEU ROTEIRO

Por Cinthia Monaco

Onde fica a Costa Rica? Um pequenino pais da América Central que faz divisa com Panamá e Nicarágua e banhado tanto pelo mar do Caribe quanto pelo Oceano Pacífico. Cheia de verde, água e ecoturismo e que une muita natureza e uma capital cosmopolita. 

Neste post vamos te passar as dicas básicas para entender mais sobre o país e poder montar um roteiro bem redondo e sem surpresas. 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A COSTA RICA 

Primeiramente um fator que nos surpreendeu ao chegar ao país: o alto custo de TUDO. Ele destoa e muito dos seus vizinhos da América Central. 

O País é muito frequentado por estado unidenses, o que tornou a economia dolarizada e a presença da cultura norte americana gritante. Não achamos que seja um país que preserve tanto sua cultura. Nos sentimos em um quintal dos EUA. 

Não citamos isso como ponto negativo, apenas como uma constatação e um alerta para que você se programe financeiramente, lembrando que estará visitando um lugar caríssimo. 

Quanto aos pontos turísticos, a Costa Rica é ideal para quem gosta de natureza, ar livre, cachoeiras, praias e vulcões. A capital San Jose é grande, bem estruturada, com ótimos restaurantes e museus que valem um dia da sua viagem, todavia saindo de lá você estará em ambientes mais rústicos e naturais. 

COMO CHEGAR  

Pelo ar, o aeroporto que recebe voos internacionais fica na capital da Costa Rica que é San José e as principais companhias que voam do Brasil para lá são primeiramente a Copa Airlines com conexões na Cidade do Panamá e a Avianca com conexões em Bogotá.  

Dá para aproveitar até um stopover dependendo dos seus dias disponíveis. 

Por terra, é comum mochileiros chegarem por Nicarágua e Panamá, atravessando suas fronteiras ao passo que podem lhe tomar horas de filas, dependendo do dia e horário. 

Playa Espadilla Sur

QUAL A MELHOR FORMA DE SE LOCOMOVER NO PAÍS 

Para se deslocar no país tenha duas informações conflitantes em mente: A Costa Rica é muita pequena e as distâncias curtas entre os pontos de interesse levarão muito mais tempo do que você imagina. Mas muito mais mesmo. 

Por lá uma viagem de 100km pode tranquilamente levar 3hr para ser vencida, pois as estradas são poucas e embora boas e asfaltadas, são de mão única quase sempre, com raros acostamentos e com muitos caminhões cortando o país que parece estar em uma reforma eterna, com vários pontos em obra. A velocidade máxima em qualquer estrada é de 80km/h. 

Dirigir por lá é relativamente seguro, mas testa sua paciência. Saia sempre com tempo sobrando para evitar contratempos. 

A duas formas para percorrer os parques e cidades turísticas são: 

– Através de transfers que várias agências oferecem, em geral bem caros e demorados, pois não raramente retornam sempre a San josé para mudar de destinos; 

– Alugar um carro para ter mais autonomia de horários e otimização dos percursos. Acreditamos essa ser a melhor opção para quem não tem tanto tempo de viagem, porém leia atentamente o próximo tópico. 

COMO É ALUGAR CARRO NA COSTA RICA 

Um stress. Um teste de paciência. Um carimbo de trouxa na testa… ou ao menos foi para nós e por isso já vamos deixar aqui todas as informações para sua experiência ser bem melhor que a nossa. 

A grande parte dos turistas aluga carro, portanto reserve com muita antecedência, o que também garante melhores preços.

Locadoras menores não tem stand no desembarque e te buscam e levam até o local de van, contudo precisa ter um celular funcionando para ligar e chamar ou depender da ajuda de estranhos na porta do aeroporto como foi com a gente. 

Em todo o restante do mundo você aluga por aplicativos como RentCars ou Rentalcars e de antemão escolhe se deseja contratar o seguro oferecido pelo app ou declina e utiliza o seguro do seu cartão de crédito. Menos na Costa Rica. 

As locadoras não aceitam o seguro de cartões básicos internacionais e nem os seguros inclusos dos terceiros. Falam que somente alugam se contratarmos o seguro deles (que obviamente é o dobro do valor do aluguel reservado) e que na Costa Rica funciona assim e ponto.

Além disso fazem um terror sobre o carro, tentando convence-lo a pegar um carro alto pois dizem que as estradas são péssimas e um carro de passeio não chega nas praias. 

Não existe lógica, não é certo, não faz sentido, porém depois de horas brigando e pesquisando na internet vimos que é assim sempre em todos os lugares. Tivemos que aceitar, pagar o dobro do que tinhamos planejado, enfim pegamos um carro alto que não foi necessário em momento algum, e saímos para desbravar a Costa rica com uma péssima primeira impressão. 

Para não acontecer o mesmo com você, sugerimos que reserve direto com alguma locadora de lá, de preferência as mais conhecidas e já peça para incluir o seguro deles na cotação. Dessa forma evitará confusão e já sai daqui sabendo quanto gastará. 

O litro da gasolina em Abril/2022 estava em torno de R$6,00 e existem alguns pedágios próximo de San Jose apenas. 

Praias lado Oceano Pacífico

O QUE FAZER NA COSTA RICA 

Vamos a melhor parte desse post: os pontos turísticos para conhecer na Costa Rica. 

Ficamos por 14 dias e visitamos praias do Pacifico e do Caribe, cachoeiras, vários vulcões, rios e florestas bem como curtimos 3 dias em Bocas del Toro no Panamá. 

Para deixar o relato bem completo, vamos falar especificamente de cada um deles, fiquem ligados nos próximos posts, mas já adianto nossa sequência:  

  • Dia 1 e 2 – Manuel Antonio 
  • Dia 3 – Vulcão Tenório e Cachoeira do Rio Celeste 
  • Dia 4 – Vulcão Arenal e La Fortuna 
  • Dia 5 e 6 – Tortuguero 
  • Dia 7 – Puerto Viejo e suas praias 
  • Dias 8, 9 e 10 – Bocas del Toro no Panamá 
  • Dia 11 – Cahuita 
  • Dia 12 – Vulcão Irazu e San José 
  • Dia 13 – Vulcão Poás e San Jose 
  • Dia 14 – Volta para o Brasil 

RESUMÃO SOBRE A COSTA RICA 

  • A moeda da Costa Rica é o Colón ($1 = 600 colones / R$1 = 140 cólones) porém o dólar também é aceito em larga escala. 
  • Fuso -3h em relação a Brasília. 
  • Possui 5 milhões de habitantes. 
  • Pura vida é uma saudação feliz que serve pra tudo e portanto você deve ouvir várias vezes durante sua viagem. 
  • O país não possui Exército. 
  • Possui cerca de 35 parques nacionais assim como outras reservas. 
  • 25% do país é protegido por reservas. Portanto você verá muita natureza o tempo todo. 
  • Gallo Pinto é uma mistura tradicional de arroz com feijão, ovo e frutas servido no café da manhã. 
  • Sodas são restaurantes típicos familiares mais baratos e encontrados em todos os lugares, as vezes até em beira de estradas. 
  • Melhor época pra viagem: dezembro a abril, ou seja, época seca. 
  • Os ingressos dos Parques Nacionais devem ser comprados pelo menos um dia antes pela internet. 
  • Em tudo é somado um imposto no fim do valor, assim como nos EUA. 
  • Café grátis nos dutyfrees do aeroporto. 
O Tradicional Gallo Pinto no café da manhã

Esperamos que com essas informações você consiga começar a se programar para conhecer esse país todo PURA VIDA. Assim fiquem ligados nos próximos posts!