Playa Espadilla Sur
29 de agosto de 2023

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MANUEL ANTONIO

Por Cinthia Monaco
Início » América Central » DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MANUEL ANTONIO

Embarque na exploração da Costa Rica: Começando no Parque Nacional Manuel Antônio, no meio de dezenas de reservas neste destino famoso pela natureza.

Pousei no aeroporto de San José, passamos nosso primeiro perrengue alugando o carro que nos acompanharia por todos os dias e caímos na estrada em busca das praias do lado do Oceano Pacífico em direção a Manuel Antônio.  

Leia mais: DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MANUEL ANTONIO

Saiba o básico necessário para sua viagem a Costa Rica

COMO CHEGAR EM MANUEL ANTONIO 

A melhor maneira de rodar o país é de carro e nesse post dei todas as dicas para evitar contratempos no aluguel, já que foi uma dor de cabeça para nós.

Entretanto você também pode seguir com transfer oferecidos por agências de turismo ou de Ônibus da companhia Tracopa com várias saídas diárias. 

Nos 160km que separam a Capital dessa parte do litoral, que percorremos em cerca de 3hr em boas estradas, passamos por diversas praias que valem uma parada para fotos, principalmente as de Jacó, muito procurada por surfistas. 

Sempre sugerimos que você dirija por lá durante o dia, porque embora as estradas sejam boas, não possuem acostamentos, iluminação e os costarriquenses não guiam lá muito bem. 

PORQUE IR, ONDE FICAR E POR QUANTO TEMPO VISITAR  

Primeiramente por conta da beleza de suas praias, tanto dentro do Parque Nacional quanto as que estão fora dele e em segundo lugar, pelo charme do distrito todo turístico com ótimos Hotéis e Restaurantes. 

Não era o que eu imaginava antes de conhecer a Costa Rica, mas hoje afirmo com certeza que as praias do lado do Oceano Pacífico são bem mais bonitas que as do lado do Mar do Caribe, portanto eleja esse lado para curtir o mar quentinho caso não tenha muito tempo no país. 

As opções de hospedagens mais baratas e maior oferta de sodas (restaurantes familiares) ficam na cidade distante alguns quilômetros das praias, mas é no vilarejo turístico de Manuel Antônio, onde é possível fazer tudo a pé que você sente a vibe praiana e consegue curtir melhor. 

Para uma estadia econômica em Manuel Antonio, indico por exemplo o Teva Hotel e Jungle Reserve no vilarejo, um hostel com opções também de quartos privativos com banheiros compartilhados muito limpos e uma piscina ótima para curtir um Happy Hour. Na propriedade existe um bar que vende café da manhã, almoço, jantar e drinks. 

Sugiro ao menos dois dias inteiros para conseguir aproveitar as praias de dentro e fora da reserva. 

COMO VISITAR O PARQUE NACIONAL MANUEL ANTONIO 

Como a grande parte dos Parque da Costa Rica, a entrada é cara e deve ser adquirida pela internet ao menos um dia antes, pois você deve selecionar o horário de entrada e o número de visitantes é limitado. 

As trilhas do parque são retas e fáceis, alguns trechos acessíveis e demarcados. Você pode visitar 3 praias e alguns mirantes, único momento de subida. 

A praia de Manuel Antônio é a mais bonita e calma para banho, sendo assim fica mais cheia e está a 30min de caminhada da entrada do Parque. 

Espadilla Sur é a praia que fica ao lado, muito bonita também e acessível para cadeirantes, com vista para fora do parque. 

Playas Gemelas é menor e mais selvagem, com muitas pedras e também linda. 

Sugiro que chegue cedo ao parque para dar tempo de curtir todas elas mais os mirantes. 

  • ENTRADA: $16 + taxas em Abril/2022. Tem que ser comprado online – COMPRE POR AQUI
  • HORÁRIO: Domingo a Segunda (Terça fechado) das 7hr as 16hr com ingresso máximo as 13hr. Confirme sempre os dias de abertura no site oficial porque podem variar durante o ano.
  • ESTACIONAMENTO: somente fora do parque, cerca de $5 ou 4000 colones, pechinche! 
  • Não pode entrar com comida, apenas bebidas. Leve uma garrafa de água porque tem pontos para encher 
  • Trilhas fáceis que podem ser feitas de papete tranquilamente. Avistamos muitos animais pelo caminho, inclusive iguanas enormes. 
  • Você pode contratar guias a parte que ajudam a avistar animais.
  • Tem um quiosque no meio do caminho que vende alguns lanches e petiscos. 
  • Nas praias de Manuel Antonio e Espadilla Sur tem banheiros e chuveiros 
  • Leve uma canga, protetor solar, boné e garrafa d’agua e não deixe nada jogado porque os macacos por lá são ligeiros. 

OUTRAS PRAIAS ALÉM DO PARQUE NACIONAL 

A principal é a Playa Espadilla Norte, onde existe aluguel de espreguiçadeiras e alguns hoteis e restaurantes pé na areia bem caros, mas até aí, tudo na Costa Rica é. Muito procurada para aulas de surf, essa praia é linda, ótima para caminhadas e para curtir um fim de tarde. 

Outra opção é a Playa Biesanz, um piscinão. Seu acesso fica próximo ao Parador Resort. Tem que caminhar 10min pelas pedras. 

Se você tem mais tempo, pode curtir os arredores: Cachoeiras Nauyaca e Parque Nacional Marino Ballena, mas esses não conseguimos visitar em dois dias. 

As noites na Vila de Manuel Antônio são aconchegantes e os restaurantes lotam, portanto programa-se caso queira conhecer algum em especial. 

Praia Manuel Antonio, a melhor do Parque
Playa Manuel Antônio

Fiquem ligados no próximo post para saber como chegar na Cachoeira Azul Celeste já que é um dos hits da Costa Rica. Deixe suas dúvidas nos comentários que tentaremos te ajudar a montar um roteiro incrível pelo país!