PETROLINA E JUAZEIRO: DICAS DE PASSEIOS
“Petrolina, Juazeiro
Juazeiro, Petrolina
Todas duas eu acho uma coisa linda, eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina!” (Musica Petrolina, Juazeiro de Jorge de Altinho)
Quem já não sorriu ouvindo a famosa música que ajudou a eternizar essas duas cidades que ficam à beira do Velho Chico que atire a primeira pedra.
Portanto chegou a hora de você montar seu roteiro pelo Vale do São Francisco.
Usamos Petrolina de base e por isso vamos te ajudar nessa empreitada com o maior prazer.
Nesse texto você vai descobrir, por exemplo: os principais passeios em Petrolina, uma dica ótima de Hospedagem, bons lugares para comer e beber, praias de rio imperdíveis e a melhor forma de visitar as vinícolas do Vale.
COMO CHEGAR EM PETROLINA E JUAZEIRO
A melhor forma é com os voos diários que chegam no aeroporto de Petrolina, já que a cidade fica entre 7h e 11h de carro de capitais como Salvador e Recife.
Por ser interior do Estado, é preferível você buscar promoções de passagens e seguir direto para lá.
Caso tenha mais dias aproveitar para conhecer a Serra da Capivara no Piauí que é um roteiro que casa muito bem com Petrolina.
MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR
Como o tempo é bom e quente o ano todo, você pode programar sua viagem para qualquer época. Chuvas ocasionais podem ocorrer, mas dificilmente irá atrapalhar seus planos.
QUAL O MELHOR LOCAL PARA SE HOSPEDAR
A melhor oferta de hospedagens fica em Petrolina, pois é maior e melhor estruturada que Juazeiro. As duas cidades estão a uma ponte literalmente de distância. São 700m metros para cruzar o Rio São Francisco e mudar de base.
Recomendamos o Hotel Grande Rio em Petrolina já que fica bem localizado, tem quartos confortáveis, bom café da manhã, uma piscina deliciosa e ótimo custo benefício. Por volta de R$1000,00 um quarto duplo para uma semana.
QUANTOS CUSTA VIAJAR PARA PETROLINA
Sem dúvida esse tópico é complicado pois depende do estilo de viagem de cada pessoa.
Nossa média de gastos ficou em torno de R$2,400,00 por pessoa para 7 dias em 2022 incluído tudo: passagem aérea em promoção, aluguel de carro, hospedagem simples e confortável, passeios, comida e bebida.
O QUE FAZER EM PETROLINA E JUAZEIRO
Caso você esteja querendo um roteiro bem completo, está no lugar certo. Passamos sete dias entre as cidades e arredores e desbravamos cada canto, portanto vamos listar o que se pode fazer por lá.
- Um passeio rápido pelo centro passando pela linda Catedral do Sagrado Coração e por Petrolina Antiga (Rua Barbosa Lima), juntando com uma visita ao Museu do Sertão e uma andada pelo Parque Zoobôtanico da Caatinga. Caso não esteja de carro, pode fazer os deslocamentos de Uber, pois as distancias são curtas e ficará barato.
- Aproveitar para incluir todos os dias um banho no Rio São Francisco que certamente vai ajudar a combater o calor que faz praqueles lados. As melhores opções são: Ilha do Fogo e Ilha do Rodeadouro, que ficam próximas as cidades podendo ser acessadas a pé ou de Uber e o Balneário de Pedrinhas e as Dunas de Casa Nova que ficam mais distantes. Vale tanto a pena que merece um post com detalhes. Fique ligado!
- Degustar muitos vinhos nas vinícolas da região do Vale do São Francisco, ora em cidades baianas, ora em cidades pernambucanas, mas todas nos arredores, cerca de 50km.
- Combinar passeios de barco no Rio São Francisco com parada para banho e visitação as vinícolas como no famoso Vapor do Vinho que vai até a Vinícola Terranova ou no Rota dos Vinhos que vai até a Vinícola Rio Sol, por isso esses passeios também merecem um post próprio com todas as dicas.
- Conhecer a famosa e controversa Barragem de Sobradinho com seu lago navegável gigante, sem dúvida é interessante.
- Provar os famosos pratos à base de Bode, culinária típica da região no complexo de restaurantes Bodódromo.
- Se deliciar com comes e bebes nos bares das orlas com vista para o Rio (indicamos o Haus Beer e o Villarejo Conteiner Gastrô em Petrolina e a Cervejaria Nordhaus em Juazeiro).
O que não faltam são opções para preencher seus dias da forma mais divertida.
DICAS E CURIOSIDADES SOBRE PETROLINA E JUAZEIRO
- O Rio São Francisco divide os Estados da Bahia e Pernambuco, portanto Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Motivo pelo qual quando há horário de verão, elas ficam com diferença de 1hr.
- O sucesso na produção de vinhos e frutas no vale deve-se a um sistema de irrigação, então vale a pena conhecer.
- Se possível, tente estar um fim de semana em Petrolina, pois é quando acontecem os passeios de Barco Rota do Vinho e Vapor do Vinho. Durante a semana somente com grupos fechados.
- Na cidade, taxis e ubers atendem bem, contudo se quiser fazer as vinícolas por conta própria ou visitar as lindas Dunas do Velho Chico, recomendo o aluguel de carro. Nós alugamos um carro por 5 dias e pagamos o preço de duas diárias. É comum acontecerem promoções desse tipo.
- O básico pode ser conhecido em 3 a 4 dias, contudo, com uma semana é possível explorar os arredores ou juntar com a Serra da Capivara.
Fiquem ligados em todos nossos posts sobre o que fazer em Petrolina e Juazeiro.
Nos contem nos comentários o que mais sugerem para um roteiro completo!
[…] PETROLINA E JUAZEIRO: DICAS DE PASSEIOS […]
[…] PETROLINA E JUAZEIRO: DICAS DE PASSEIOS […]
[…] PETROLINA E JUAZEIRO: DICAS DE PASSEIOS […]
[…] PETROLINA E JUAZEIRO: DICAS DE PASSEIOS […]
[…] PETROLINA E JUAZEIRO: DICAS DE PASSEIOS […]