COMO CONHECER A CACHOEIRA DO RIO CELESTE
Imagine olhar para uma foto e se deparar com um paraíso. Por cause de uma foto da queda de água incrível em um Rio Celeste que me despertou interesse pela Costa Rica muitos anos atras, e por isso mesmo esse lugar não poderia ficar de fora do meu roteiro.
Após curtir muita praia em Manuel Antônio, acordamos muito cedo no 3º dia de viagem para dirigir por 4hr direto ao local onde poderíamos visitar a Cachoeira mais instagramável da Costa Rica.
Tudo sobre o Parque Nacional Manuel Antônio
COMO CHEGAR NA CACHOEIRA DO RIO CELESTE
A cachoeira fica dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório, próximo a pequena cidade de Bijagua de Upala. Por ser menor e menos turística, o mais comum são os visitantes usarem La Fortuna como base.
Como eu estava vindo De Manuel Antônio, segui direto para o Parque, visitei a cachoeira e outras atrações e pela tarde a viagem seguiu para pernoite em La Fortuna.
Caso você esteja com carro alugado, é uma ótima opção essa sequência, porem caso prefira tours de agências, são vários que partem de La Fortuna e chegam no Parque Nacional em 1:30h e custam cerca de $70.
INFORMAÇÕES SOBRE O PARQUE NACIONAL VULCÃO TENÓRIO
Embora o parque tenha o nome do Vulcão que você avista apenas de longe, é a Cachoeira o grande atrativo.
Como a grande parte dos Parques da Costa Rica, esse também possui trilha demarcada, fácil, com pequenos trechos de subida leve. No entanto que fiz de papete sem problema algum.
Foram 5km total, entre ida e volta, que passam pela Cachoeira do Rio Celeste que é a 1ª parada, uma Lagoa Azul, pontes suspensas e o encontro dos rios Buena Vista e Roble onde existem placas explicativas sobre a cor peculiar do rio.
Infelizmente não se pode nadar em nenhuma área do parque, mas as vistas e fotos valem a visita.
SOBRE A CACHOEIRA DO RIO CELESTE
A cor impressionante que dispensa qualquer filtro tem origem vulcânica, pois possuem uma concentração muito grande de gases sulfúricos com carbonato de cálcio, o que também explica, por exemplo, o cheiro forte que você sentirá em alguns trechos da trilha.
Para chegar na base da cachoeira você vai encarar uma bela escadaria, mas cada degrau revela um ângulo novo e lindo do rio. A subida na volta será puxada, mas terá valido muito a pena, acredite.
Nos disseram que havia limite de tempo para ficar na base, mas ninguém nos falou nada. Talvez fosse um dia mais tranquilo por ser durante a semana.
De qualquer forma, é um passeio único no país e vale sua visita, mesmo sem poder tomar um banho naquelas águas.
RESUMO:
- Entrada $12 + IVA. Pode comprar na hora e aceitam somente cartão de crédito.
- Estacionamento: 2000 colones
- Fomos na seca, mas em épocas chuvosas, há muita lama. Existe aluguel de botas impermeáveis na entrada
- Tem banheiro e algumas Sodas (restaurantes locais) na entrada do Parque
- Não tem sinal de internet, portanto se estiver de carro, peça informações aos guardas sobre o caminho para La Fortuna
E ai, curtiram nossas dicas para conhecer o Rio Celeste? Se tiver algo mais para acrescentar e completar esse post, deixem nos comentários.
Nossa próxima parada foi La Fortuna e seu emblemático Vulcão Arenal… portanto fiquem ligados nos próximos posts!
Bom dia! estamos enriquecedendo o planejamento de nossa viagem à Costa com os seus posts. Poderia nos dizer qual o nome do lugar onde se estacionam os carros para ingresso no parque/cachoeira do Rio Celeste?
Da Cachoeira do Rio Celeste pretendemos seguir para o Parque Nacional Manel Antonio. Qual a rota melhor?
Desde já muito obrigado.
Olá Anselmo
Que bom que os post te ajudaram!
Nós fizemos o caminho inverso, de Manuel Antônio para o Rio Celeste e foram 4h de carro por estrada asfaltada. Seguimos o caminho indicado no Waze e foi tudo certo.
Apenas ter paciência q as estradas da Costa Rica exigem kkkkk.
O estacionamento para o Rio Celeste fica exatamente na frente da entrada do Parque, não tem erro.
Boa viagem!